Senhor Marcos Emílio Verbinnen


     Nascido aos 08 dias do mês de abril de 1878, na Bélgica, veio para o Brasil com sua família, em 1886, com 8 anos de idade. Juntamente com outras famílias de imigrantes vieram como colonizadores, estabelecendo-se em Rio dos Cedros. Tempos depois sua família fixou-se definitivamente em Jaraguá do Sul, no bairro de Três Rios.

     Nessa época, ele acompanhava o então Coronel Emílio Carlos Jourdan, o qual fazia medições e demarcações de terras. A tarefa do Sr. Marcos Emílio nesta missão era recolher lenha, fazer fogo e buscar água.

     Em 8 de setembro de 1902, casou-se com Maria Luiza de Morais, e dessa união tiveram treze filhos. Durante sua vida dedicou-se a atividade agrícola, principalmente a bananas para exportação.

     Sua vida foi marcada por auxílios comunitários, pois sempre que alguém necessitasse de qualquer tipo de ajuda, podia contar com o Sr. Marcos Emílio. Quando alguém ficava doente, ele com sua carroça prontamente levava à cidade na busca de recursos médicos e farmacêuticos. Quando os casos eram mais graves acompanhava-os até a cidade de Joinville ou a Blumenau, em busca de especialistas. Tinha o dom de recolocar ossos no lugar e, além disso, fazia massagens, receitava chás de ervas para acalmar diversos males. Também era um exímio contador de histórias.

     Juntamente com seus colegas colonos da região, construíram uma pequena escola e foram eles próprios que fizeram as telhas de madeira e os tijolos de barro para a construção. A Escola Mista da Estrada Nova de Retorcida, era uma realidade e foi nela que o professor João Januário Ayroso iniciava suas atividades.

     O grande sonho das crianças naquela época realizou-se, pois não teriam mais que deslocar-se até as escolas longínquas como a de Ferdinando Schlünzen e o Colégio São Luiz.

     O Sr. Marcos Emílio Verbinnen faleceu no dia 21 de setembro de 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário